Ensina-nos a orar
Enséñanos a orar
É lugar comum nos textos dos autores
maçônicos a afirmativa de que as organizações maçônicas atualizam nos seus
rituais as reminiscências dos antigos mistérios. As referências aos mistérios
de Ísis e os mistérios de Eleusis são comuns. Nesta afirmativa encontra-se
subjacente a crença de que os ritos esotéricos praticados nas organizações
maçônicas conferem pureza (construções de templos as virtudes) quando
ministrado por pessoas idôneas (os veneráveis mestres).
Es lugar común en los textos de autores masónicos la afirmación de que las organizaciones masónicas actualizan en sus rituales las reminiscencias de los antiguos misterios. Las referencias a los misterios de Isis y los Misterios de Eleusis son comunes. En esta afirmación se encuentra subyacente la creencia de que los ritos esotéricos practicados en las organizaciones masónicas confieren pureza (construcciones de templos a las virtudes) cuando son administrados por personas idóneas (los venerables maestros).
Neste particular os obreiros que comungam com tal crença, consciente ou inconscientemente, estão muitos próximos do setor do cristianismo que preceitua a redenção (ou regeneração) do homem por meio de objetos e formulas sagradas. Por exemplo, na liturgia do rosário - que é constituído por 15 grupos de 10 ave-marias e um padre-nosso – temos os mistérios dolorosos em que se comemora a oração no Horto, a prisão e os açoites, a coroa de espinhos, os passos e a crucificação, e que são rezados às terças e sextas-feiras.
En este particular los obreros que comulgan con tal creencia, consciente o inconscientemente están muy próximos al sector del cristianismo que perceptúa la redención (o regeneración) del hombre por medio de objetos y fórmulas sagradas. Por ejemplo en la liturgia del rosario - que es constituída por 15 grupos de 10 avemarías y un padrenuestro - tenemos los misterios dolorosos en que se conmemora la oración en el Huerto, la prisión y los azotes, la corona de espinas, los pasos y la crucifixión y son rezados los martes y viernes.
A crença na efetividade dos rituais é tão forte nas organizações maçônicas que encontramos facilmente obreiros que são extremamente apegados a pureza ritualística. Isto é, manter o ritual protegido de quaisquer inovações sugeridas pelo processo de evolução da sociedade. São tão apegados que a Ordem Maçônica para eles, aparentemente, se resume aos rituais. Todavia, é curioso o fato de que estes mesmos obreiros desejam ostentar as organizações maçônicas como entidades laicas. Chegam ao ponto de não aceitarem que o local em que são praticados os rituais maçônicos seja chamado de Templos, preferem a denominação "laica" de Loja.
La creencia en la efectividad de los rituales es tan fuerte en las organizaciones masónicas que encontramos fácilmente obreros que son extremadamente apegados a la pureza ritualística. Esto es, mantener el ritual protegido de cualquier innovación sugerida por el processo de evolución de la sociedad. Son tan apegados que la Orden Masónica para ellos, aparentemente, se resume a los rituales. Todavia, es curioso el hecho de que estos mismos obreros deseen ostentar las organizaciones masónicas como entidades laicas. Llegan al punto de no aceptar que el local en que son practicados los rituales masónicos sea llamado de Templos, prefieren la denominación "laica" de Logia.
Por mais que não se admita, a laicidade só se faz presente em uma sessão maçônica quando existe disputa por cargos de direção da Loja. No ordinário, ela é ausente. O domínio é do religioso.
Por más que no se admita la laicidad sólo se hace presente en una sesión masónica cuando existe la disputa por cargos de dirección de Logia. En el ordinario, ella está ausente. El dominio es de lo religioso.
Vejamos, por exemplo, a afirmativa do Irmão Rizzardo da Camino de que a "profissão de fé" do Maçom é simples: crer na existência de Deus, como divindade, sem a preocupação de detalhar essa crença e sem o afã de um contato direto, de um diálogo (oração) ou submissão total. Essa fé é raciocinada; a bondade que emana da Divindade deve ser imitada e assim, o Maçom, ama o seu próximo, antes mesmo de amar-se a si próprio. Duas são as partes essenciais: a espiritual que respeita a Deus e a material que se traduz no culto ao amor fraterno.
Veamos por ejemplo, la afirmación del Hermano Rizzardo da Camino de que la "profesión de fé" del Masón es simple: creer en la existencia de Dios, como divinidad, sin la preocupación de detallar esa creencia y sin el afán de un contacto directo, de un diálogo (oración) o sumisión total. Esa fé es razonada; la bondad que emana de la Divinidad debe ser imitada y así, el Masón, ama a su prójimo, antes de amarse a si mismo. Dos son las partes esenciales: la espiritual que respeta a Dios y la material que se traduce en culto al amor fraterno.
É verdade que esta afirmativa do Irmão Rizzardo da Camino está circunscrita ao rito Escocês Antigo e Aceito, que de fato é deísta, embora seja o mais praticado no Brasil por obreiros cristãos que, todavia, não se dão conta da falta de coerência entre a sua profissão da fé cristã e a prática do rito Escocês Antigo e Aceito. Mas se falta oração no rito Escocês Antigo e Aceito, noutros elas estão em abundância, basta ver os ritos teístas, a exemplo do Adonhiramita.
Es verdad que esta afirmación del Hermano Rizzardo da Camino está circunscrita al rito Escocés Antiguo y Aceptado que de hecho es deista, aunque sea el más practicado en el Brasil por obreros cristianos que, todavía, no se dan cuenta de la falta de coherencia entre su profesión de la fé cristiana y la práctica del rito Escocés Antiguo y Aceptado. Pero, si faltase la oración en el rito Escocés Antiguo y Aceptado, que en otros está en abundancia, basta ver los ritos teistas, a ejemplo del Adonhiramita.
Mesmo falando de "fé racionalizada" o Irmão Rizzardo da Camino preceitua que a bondade emana da Divindade e, portanto, deve ser imitada. Nada mais imanente do que emular a fonte da bondade. Aliás, para Jesus Cristo orar não se constituía uma repetição com data marcada de uma fórmula, mas simplesmente um ato permanente (semelhante ao respirar) de fazer a vontade do Pai. Não é por acaso que os seus primeiros e mais íntimos discípulos, homens com fortes raízes na ideologia sacerdotal judaica, pediram ao Mestre: "Senhor ensina-nos a orar".
Aún hablando de "fé racionalizada" el Hermano Rizzardo da Camino perceptúa que la bondad emana de la Divinidad y, por lo tanto, debe ser imitada. Nada más inmanente que emular la fuente de bondad. Además, para Jesús Cristo orar no se constituía una repetición con fecha marcada de una formula, sino simplemente un acto permanente (semejante a respirar) de hacer la voluntad del Padre. No es por casualidad que los primeros y más íntimos discípulos, hombres con fuertes raices en la ideología sacerdotal judaica pidieran al Maestro: “Señor enséñanos a orar”.
Poeta Hiran de Melo - Mestre Instalado, Cavaleiro Rosa Cruz e Noaquita - oráculo de Melquisedec, ao Vale do Mirante, 29 de agosto de 2008 da Revelação do Cristo.
Traducción al español: Ma. Consuelo
Comentários
Postar um comentário