A REVOLUÇÃO MAÇÔNICA - Parte 4

Irmão Luiz Carlos Silva, G33

7 AS POTÊNCIAS MAÇÔNICAS:

Em essência, os supremos ideais da Franco-Maçonaria e o seu programa continuam inalterados a despeito das dissidências.

Em essência, os supremos ideais da Franco-Maçonaria e o seu programa continuam inalterados a despeito das dissidências.

Mas é inegável que a falta de um diálogo mais sincero entre as três grandes Obediências [GOB, Grandes Lojas (CMSB) e Grandes Orientes Estaduais Independentes COMAB] inspirado na sabedoria, na inteligência e, sobretudo na Fraternidade contribuíram para a formação de novas e pequenas potências.

Naturalmente, esse diálogo fraterno nada tem a ver com reunificação, pois as condições estão longe de serem reunidas. Estamos nos referindo a um trabalho harmonioso em prol da humanidade, da Nação, da Ordem e dos obreiros. Estamos alertando sobre a possibilidade das coisas se agravarem nesse particular devido à ausência de um diálogo maduro e respeitoso entre as três expressões autênticas da Maçonaria brasileira.

Trata-se de uma questão de proteção da própria Ordem e da preservação do bom senso, pois como podemos nos apresentar ao mundo defendendo avançadas propostas de REMODELAÇÃO SOCIAL e FRATERNIDADE UNIVERSAL se, ainda, não conseguimos em nosso meio ao menos um simples diálogo respeitoso? Não é um paradoxo e um contrassenso?

Felizmente, nos últimos anos estamos constatando a boa vontade dos membros da CMSB, COMAB e GOB, no sentido de uma real aproximação, a fim da realização um trabalho harmonioso em prol da Ordem, dos obreiros e da humanidade, através dos tratados já assinados e em andamento, frutos desse almejado diálogo maduro e respeitoso entre as três expressões autênticas da Maçonaria brasileira. 

8 OS ALTOS GRAUS:

Temos observado uma crescente insatisfação dos irmãos em relação ao preço das taxas para mudança de grau. Há também reclamações sobre a remessa quase total para o Supremo Conselho dos numerários arrecadados com as taxas ficando os Corpos Subordinados apenas com uma pequena quantia para cobrir todas despesas com manutenção, condomínio, água, luz, telefone, Correios, material de expediente etc.

Se ninguém ainda teve coragem de remeter seus protestos para as autoridades competentes do Império Maçônico temendo aborrecimentos, os nobres Chefes do Santo Império já deveriam ter percebido o recado através da diminuição dos quadros.

Há uma crise econômica avassaladora sufocando os salários dos irmãos que está exigindo necessários ajustes. O Supremo Conselho também se limita a entregar somente o ritual do grau não oferecendo (como igualmente na maçonaria simbólica) estudos suplementares.

9 AUMENTO DE SALÁRIO:

De um modo geral, as Lojas não estão aplicando critérios rígidos para a devida avaliação do aprendizado quando da mudança de grau. Temos observado que está sendo exigido apenas a simples elaboração e apresentação de um trabalho. O mais grave é que alguns irmãos têm se limitado a copiar textos de livros ou revistas e apresentar na Loja e ainda recebem aplausos e elogios pelo “brilhantismo do trabalho”. Com esse procedimento não estaríamos todos nos enganando? Que avaliação de aprendizagem maçônica pode haver com procedimentos dessa natureza? Não seria mais valido o irmão apresentar uma reflexão pessoal sobre o tema do grau ou sobre qualquer um dos aspectos da Tradição Maçônica (histórico, filosófico, ritualístico etc.)? 

10 O ESOTERISMO:

O esoterismo constitui o aspecto interior da maçonaria, enquanto Sociedade Iniciática. Tentar nega-lo por ignorância ou espírito materialista significa simplesmente cortar o elo místico que liga a Organização ao Centro Supremo que lhe dar vida e movimento.

Conhecimento esotérico é conhecimento interior, oriundo dos vários níveis hierárquicos da consciência, do Inconsciente Coletivo (a memória ancestral da humanidade) ou dos Registros Acásicos através da reflexão, meditação ou contemplação. Ele está dentro de nós mesmos e a intuição é um dos meios pelos quais Deus, as Hostes Celestiais ou a própria alma libera o conhecimento interior.

Afirmar que o esoterismo não existe sem ter primeiramente realizado, pelo menos, uma simples pesquisa revela limitada compreensão, preconceito, mente materialista ou ignorância.

Além do mais, uma Ordem iniciática caracteriza-se, principalmente, pelo uso de rituais herméticos para transmitir sob a forma de psicodrama a técnica para promover o crescimento interior de seus membros. Eles funcionam como um diapasão para fazer vibrar as cordas ocultas do nosso ser (o outro diapasão está em nosso interior). Se não fosse pelo esoterismo, os procedimentos ritualísticos pareceriam sem sentido. O desprezo a esse aspecto transcendente tem sido o grande responsável pelos principais problemas da maçonaria na Sociedade contemporânea.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog